Homem também se cuida: o passo a passo para uma pele saudável

0

A pele masculina é cerca de 25% mais espessa que a da mulher e a densidade de colágeno é maior em todas as faixas etárias?

Isso aí: a pele masculina tem características únicas e precisam de cuidados específicos. Além do mais, tem textura mais áspera, devido aos pelos terminais (grossos e pigmentados) que cobrem a maior parte do corpo.

Os homens têm maior número de glândulas sebáceas na região rosto e grande sensibilidade à testosterona, hormônio que é responsável pelo funcionamento dessas glândulas. A produção de sebo nos homens é, em média, duas vezes maiores do que nas mulheres e, por isso, ocorre o excesso de oleosidade, com maior facilidade à poros dilatados, cravos e acne.

Mantenha a pele limpa 

Normalmente a nossa pele do rosto é mais oleosa do que o restante do corpo, por isso, é muito importante usarmos produtos adequados para cada região do nosso corpo. A pele do rosto deve ser limpa de manhã e à noite, de preferência com água morna, que ajuda a abrir os poros e reforçar a limpeza.

No caso das peles normais a oleosas, e têm poros abertos, o ideal são os sabonetes líquidos que ajudam a amenizar a oleosidade, com o seguinte ingrediente como o ácido salicílico. Evitar sempre que possível água muito quente, que pode aumentar a oleosidade. Já para aqueles que tem a pele do rosto mais seca e/ou com sensibilidade e dermatites frequentes, dar preferência à sabonetes líquidos ou espumas de limpezas com substâncias calmantes e fórmulas mais suaves.

Esfoliar

A esfoliação ajuda a remover o acúmulo de impurezas e células mortas, melhorando a textura da pele, desobstruir poros e remover pelos encravados. É indicado mais para homens com pele mais oleosa e cravos na “zona T”, realizando-a pelo menos uma vez por semana.

Tonificação

A loção tônica/adstringente também ajuda a eliminar as impurezas da pele, além de suavizar, refrescar e auxiliar no controle da oleosidade.Para homens com pele mais ressecada e sensível, é recomendado o uso de água termal, que possui propriedades calmantes e hidratantes para a pele.

Hidratar

A hidratação fornece maior resistência contra as agressões externas (vento, poluição). Esses produtos podem conter, ainda, ativos antioxidantes como a vitamina C. Para peles oleosas, o ideal são hidratantes com efeito matificante, que fecham os poros e controlam as atividades das glândulas sebáceas.

Por fim, proteção

Use o protetor solar diariamente. Prefira filtros com ampla proteção solar anti UVA e UVB, evitando, assim, queimaduras solares e envelhecimento precoce da pele.

E a barba?

A barba é uma proteção contra a radiação ultravioleta, homens com envelhecimento causado pelo sol, em geral, não têm tantas rugas quanto as mulheres. Nos dias em que se barbear é necessário, evite sabonete e opte por creme de barbear, que facilita o deslizamento da lâmina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.